Dono de um faturamento global de 1,5 bilhão, grupo vai construir em Mogi Guaçu a primeira fábrica na América Latina
03 de abril de 2013 |CLEIDE SILVA – O Estado de S.Paulo
Mais uma empresa de autopeças, a italiana Fontana, inicia operações no Brasil, com fábrica na cidade de Mogi Guaçu (SP). Maior fabricante mundial de parafusos de alta resistência para o setor automobilístico, o grupo vai investir R$ 30 milhões para uma primeira etapa de produção, valor que será ampliado para R$ 90 milhões em cinco anos.Para o início das atividades, previsto para o fim de 2014, a fábrica deverá empregar entre 150 e 200 funcionários. “O Brasil é um mercado com demanda crescente por veículos e muitos dos nossos clientes internacionais que estão aqui solicitaram nossa presença”, diz Paulo Solimeo, diretor estatutário da Fontana Fasteners do Brasil.
Entre 2006 e 2010, o grupo atuou em parceria com a fabricante gaúcha de fixadores Hasmann, mas desfez o negócio para ter fábrica própria. “A Fontana fornecia desenhos e projetos e a Hasmann fazia a parte industrial”, informa Solimeo. Agora, serão concorrentes.
A Fontana tem entre suas clientes a PSA Peugeot Citroën, Renault, Mercedes-Benz, Volkswagen, Fiat, Iveco e Caterpillar. Segundo Solimeo, o segmento de parafusos especiais no Brasil é bastante pulverizado, com predominância de pequenas e médias empresas. “Ao longo dos anos nossa meta é ter 35% a 40% de participação no mercado.” (…)
via Autopeças Fontana, da Itália, inicia operações no Brasil – economia – versaoimpressa – Estadão.